sábado, 9 de agosto de 2008

Mens sana in corpore sanum


Tive hoje, tal como milhões de pessoas, o enorme “prazer” de assistir a um dos acontecimentos mais mediáticos que acontece de quatro em quatro anos, a abertura dos Jogos Olímpicos, que este ano realizar-se-ão em Pequim (China).
A organização chinesa, foi alvo, desde há algum tempo a esta parte de inúmeras críticas e controvérsias por parte dos media, ONG’s e governos de todo o mundo. O respeito pelos Direitos Humanos, as exigências da Amnistia Internacional, entre outros, não foram como todos nós sabemos cumpridos, tal como foi prometido pelo governo absolutista chinês aquando da sua candidatura à organização dos mesmos.
Quanto a este facto está aos olhos de todos, que o governo chinês fez uma política demagógica e hipócrita quando se comprometeu a cumprir os requisitos impostos pelo Comité Olímpico Internacional. Comité este, ao qual única e exclusivamente deve ser imputada a consequência de tal decisão. Quanto a este facto nem me vou pronunciar! Já estive na China, e não foi a “passar férias” vivi de perto o quotidiano chinês, pelo que me apercebi da situação político-social vivida por aquele país. Relembremos por exemplo os acontecimentos de Tian’anmen de alguns anos atrás. Ainda hoje o governo chinês faz passar a ideia de “ um grupo de estudantes rebeldes” que atentavam contra a pátria. Esta imagem ainda hoje está presente na iliteracia popular chinesa.
Contudo, não foram motivos de carácter político quer me trouxeram a escrever este “post”. Posso desde já adiantar que, admirei a competência, disciplina, rigor, pontualidade, tecnologia e coreografias presentes na apresentação da cerimónia de abertura dos Jogos por parte da organização chinesa. A meu ver, é sem dúvida “de se lhe tirar o chapéu”. Não estaria à espera de outra coisa por parte de uma China que se quer afirmar, e mostrar o seu enorme potencial ao mundo, esta será a "imagem de marca" chinesa para todo o mundo, que por sinal foi a meu ver extremamente bem gerida e cumprida.
A imagem de uma China que cresce a todos os níveis e que invade os mercados financeiros de todo o mundo, uma China que “controla”, ameaça e faz tremer, a seu belo prazer todas as bolsas com as suas decisões, desde o NASDAQ, Dow Jones, Frankfurter Wertpapierbörse (FWB) bem como todos os índices Europeus, ao Nikkei de Tóquio.
Esta é a China que vai emergindo e que se apresenta ao mundo, uma China, moderna, uma China tecnológica, uma China no seu expoente máximo. Uma China que deixa a “léguas” as ficções “Hollywoodescas” dos EUA.
Penso que temos uma China a sério, e com fortes motivos para que nos preocupemos!
A China passou com distinção neste exame, a todos os níveis, nota, 20 valores.
Desde já os meus parabéns à organização, a abertura foi esplêndida, um misto de tradição aliada à inovação. Espero que o espírito do Barão Pierre de Coubertin seja o principal vencedor destes Jogos.

Mens sana in corpore sanum!!!

1 comentário:

Politikos disse...

Caro Uchi
Parece que afinal houve ali umas quantas «aldrabices» no meio daquilo tudo... A menina cantora em «playback», o fogo de artíficio virtual...
Confesso-lhe que contrariamente à opinião geral, achei aquilo, em muitos aspectos, ainda muito «revolução cultural»: os soldados, e tal... E essa da China que deixa a léguas os EUA, ó meu caro, ó meu caro... ;-)
Abç